domingo, 8 de maio de 2011

FINAL E CONSEQUENCIAS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL


A Alemanha e Itália se renderam em 1945 aos aliados e a URSS. O Japão, foi o último país a assinar o Tratado de Rendição. Neste período, em conseqüência dele se manter forte militarmente com seus domínios, sofreu um ataque dos Estados Unidos que destruiu as cidades de Hiroshima e Nagazaki, com as mais novas armas no arsenal mundial, as  bombas atômicas


Com este ataque morreram milhares de cidadãos japoneses inocentes, e estas cidades foram quase totalmente destruídas, pois alguns prédios e cidadãos conseguiram sobreviver. 








Assim a Inglaterra, Rússia e Estados Unidos ganharam totalmente a Segunda Guerra Mundial em todas as frentes que lutaram.

Para a maioria dos países que lutaram em ambos os lados, os prejuízos foram grandes, pois foram milhões de mortos e feridos, cidades destruídas, as indústrias arrasadas e muitas dívidas.

Entre os vários fatos da guerra, o racismo se fez presente e deixou graves marcas, especialmente na Alemanha onde nazistas mandaram para campos de concentração e mataram uma média de 6 milhões de judeus e 35 milhões de civis negros, homossexuais e pertencentes as raças consideradas inferiores à raça ariana (Alemã). Cerca de 15 milhões de militares também morreram. Para não morrerem, outras milhões de pessoas abandonaram a Rússia e grande parte da Europa.




Os resultados da Segunda Guerra Mundial foram:

  • A divisão da Alemanha em ocidental e oriental (controlada pelos Aliados e União Soviética respectivamente);
  • A divisão da capital da Alemanha, Berlin, da mesma maneira.
  • A devolução dos territórios conquistados pelo EIXO.
  • Acúmulo de uma dívida de 20 bilhões de dólares só na Inglaterra.

Em conseqüência às potências da época terem sido enfraquecidas, os Estados Unidos e a Rússia surgiram como as duas maiores potências do mundo. Sua aliança do tempo de guerra rompeu-se em três anos (1948) e cada um investiu em um programa de rearmamento com capacidade nuclear chamado de Guerra Fria, isto é, cada um dos referidos países procurou se armar da maior forma possível embora não houvesse guerra declarada e sim uma guerra psicológica e de influência onde caso acontecesse uma guerra, os Estados Unidos e Rússia já estariam preparados, enquanto isso tentavam influenciar o maior número de países pelo seu poder.

4 comentários: