domingo, 8 de maio de 2011

INTRODUÇÃO À SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

A tão chamada guerra para acabar com todas as guerras, a Primeira Guerra Mundial, não resolveu nenhum dos problemas que a causaram. Então, alguns anos mais tarde começou outra guerra mundial.

A Segunda Grande Guerra foi o maior e mais violento conflito armado que opôs, de 1939 a 1945, os países Aliados de ideologia democrática contra o Eixo, de ideologia totalitária. Podemos dizer que um dos mais importantes motivos foi o fato de ter surgido governos totalitários com objetivos militaristas (baseado em governo militares) e expansionistas (conquista de terras).

Na Alemanha surgiu o nazismo (regime autoritário), foi liderado por Hadolf Hitler que tinha interesse em aumentar o território Alemão, desrespeitando o Tratado de Versales reconquistando territórios perdidos na Primeira Guerra Mundial.
Na Itália crescia o Partido Fascista, que foi liderado por Benito Mussolini e tinha poderes ilimitados.

A Itália e Alemanha em 1930 viveram uma grande crise econômica e uma das conseqüências dessa crise foi ter gerado milhões de desempregados.

O governo fascista tomou dentre outras soluções, a criação de indústrias de armamentos e equipamentos bélicos (aviões de guerra, navios, tanques, etc.)

O Japão que fica no continente asiático, também tinha interesse em aumentar seus domínios para territórios vizinhos e ilhas da região. 

A Alemanha, Itália e Japão tinham objetivos expansionistas, e assim uniram-se e formaram o Eixo. O Eixo era um acordo com fortes características militares e com planos de conquistas feitas em comum acordo.

No início da guerra, o primeiro bloco era formado pela Inglaterra e França. Mas, com a continuação da guerra, mais países se juntaram a esse bloco, como os Estados Unidos da América, China e a União Soviética.

A Segunda Guerra começou com a Alemanha, porém, mais tarde, a Itália e o Japão  se juntaram a seu lado, formando o bloco das Potências do Eixo.


As principais causas do conflitos foram os acordos feitos depois da Primeira Guerra Mundial, com a política de apaziguamento, que foi dirigida pelo Reino Unido e França depois da Primeira Guerra Mundial e com o expansionismo da Alemanha e Japão.

Depois do Tratado de Versalhes, Hadolf Hitler e os Nazistas assumiram o controle da Alemanha.

Tal como referido, a política de apaziguamento foi uma das maiores causas da guerra. Em três de março de 1936, Hadolf Hitler invadiu a Renânia (região alemã), contrariando o acordo de Paz de Versales. 
No mesmo ano de 1936 o italiano Benito Mussolini, que era um ditador fascista, juntou-se a Hadolf Hitler no Eixo Berlim-Roma e em 1937 a Itália se comprometeu em apoiar o Pacto entre os países do Eixo.

Assim, pode listar-se as mais importantes causas da guerra:

  • Tratado de Versalhes;
  • Política de Apaziguamento;
  • Grande Depressão;
  • Anti-semitismo;
  • Expansionismo;
  • Militarismo.























Nenhum comentário:

Postar um comentário