sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Ditadura militar no Brasil

Introdução:
A definição de Ditadura Militar no Brasil foi um período de 1964 a 1985 em que os militares governaram o país. Essa época caracteriza-se pela falta de democracia, acabar com os direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra ao regime militar.
      Após a introdução sobre a matéria, gostaria de falar sobre o governo de João Goulart e o golpe de 1964.
      João Goulart era vice de Jânio Quadros, que em 25 de agosto de 1961 renunciou a presidência. João Goulart, popularmente conhecido como Jango, era muito popular junto aos trabalhadores, contudo, as classes privilegiadas conhecidas como conservadoras achavam que ele era uma ameaça a favor do comunismo. Por este motivo os setores conservadores das Forças Armadas tentaram impedir sua posse, que na ocasião estava na China.
      No Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, em 1961, liderou a campanha da legalidade que na época era governador do Estado e ele conseguiu que João Goulart assumisse a Presidência da República o que se deu em 7 de setembro de 1961, deixando a presidência em 1 de abril de 1964 sob o regime parlamentarista que reduzia os poderes do presidente.
      Com a campanha que o PTB moveu e pelos sindicatos que tinham ligação com João Goulart o presidencialismo venceu e ele então além de presidente, também passou a ser chefe de governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário