sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O fim das liberdades democráticas, os custos da estabilização e as novas restrições à democracia


O FIM DAS LIBERDADES DEMOCRÁTICAS
O regime militar instituído em 1964 durou até 1985 (21 anos), onde os presidentes eram escolhidos pelos militares. Os presidentes eram escolhidos por militares, que governavam através de Atos Institucionais, que seriam a Constituição de 1946, tais como: cassação de deputados do Congresso Nacional, afastamento de 1.400 pessoas da Administração Pública e 1.200 militares, principalmente os de esquerda. Também houve prisões e torturas onde os principais alvos eram os estudantes, os líderes camponeses e os dirigentes dos sindicatos.

OS CUSTOS DA ESTABILIZAÇÃO

      O general Castelo Branco, foi o 1º Presidente do Regime Militar, tinha como seu maior objetivo controlar a ameaça comunista.
Aumentou os impostos a fim de impedir a inflação e também impediu que os salários acompanhassem o aumento dos preços. Outras medidas o governo Castelo Branco foram à extinção da estabilidade do emprego apões 10 anos substituído pelo FGTS (Fundo de Garantia pelo Tempo de serviço), além disso, acabou com a remessa de lucros ao exterior instituída no governo João Goulart.

NOVAS RESTRIÇÕES À DEMOCRACIA

Foram criados pelos militares em substituição aos antigos partidos que foram extintos a ARENA que era o partido do governo e o MDB que era o partido da oposição.
Em 1967, os militares criaram uma nova Constituição e elegeram Costa e Silva a Presidente do Brasil.

4 comentários: